O que é o Zoom?

O Zoom é um aplicativo de videoconferência que oferece a melhor qualidade de vídeo, áudio e compartilhamento de tela disponível no mercado, podendo ser utilizado no Windows, Mac, iOS, Android, Chromebook e outros dispositivos.

O Zoom oferece a maior eficiência para visualizar a turma toda e possui diversas funcionalidades práticas, como colocar os alunos no modo “mudo”, um sistema de "raise your hand", bom desempenho técnico, e vários outras coisas divertidas às quais os alunos aderiram muito facilmente.

Como baixar e instalar o Zoom no Chromebook?

A partir do 4º ano do Ensino Fundamental I, os Chromebooks já vêm com o Zoom pré instalado. O vídeo abaixo mostra como verificar se o Zoom está instalado corretamente. Em certos casos, será necessário acessar a loja do Google Play no Chromebook para completar a instalação no Chromebook ou, ao clicar em um link de conferência, aceitar a instalação da extensão do Zoom para o Chrome.

Ao ligar, o Chromebook irá baixar e instalar os aplicativos citados no tutorial, então pode ser que eles demorem um pouco para aparecer. Além disso, se a barra horizontal estiver cheia, o ícone do Google Play pode estar acessível apenas usando o menu do "círculo" na parte inferior esquerda.

Como baixar e instalar o Zoom em um computador pessoal?

Para instalar o Zoom em computadores pessoais, clique aqui para ser redirecionado à página de downloads e escolha a opção "Cliente Zoom para Reuniões". Após o download do instalador pelo link acima, clique no arquivo que foi baixado e siga os passos da instalação do próprio programa.

Usar o Zoom em computador para Aulas Online é bem melhor para os alunos, mas entendemos que nem sempre será possível, principalmente para os alunos do Infantil, que não têm um computador pessoal. Você, nesse caso, pode optar por usar o Zoom no smartphone: Android ou iPhone.

Como entrar em uma conferência?

De acordo com o segmento do aluno, ele ou o responsável receberá um e-mail de convite ou uma mensagem por ClassApp para o encontro, com o link de acesso ao Zoom. Você não precisa criar uma conta ou login no Zoom para participar.

O vídeo abaixo mostra como participar de uma conferência pelo Zoom, incluindo a instalação, caso ainda não tenha sido feita.

Como criar uma conta no Zoom?

Não é necessário criar uma conta ou login no Zoom para participar de uma videoconferência, basta clicar no link enviado pelos professores, seja por e-mail, ClassApp, Agenda ou Google Classroom.

A partir do 4º ano, os alunos já têm dispositivos próprios e podem, opcionalmente, criar uma conta no Zoom. Basta escolher a opção “Entrar pelo Google”, e realizar o login usando a senha de aluno quando for solicitado.

Quais são as recomendações para as aulas ao vivo e videoconferências?

Recomendações para pais e alunos:

• Instale o Zoom em todos os computadores e smartphones da família. Se um aparelho não funcionar, o aluno poderá usar um outro sem perder tempo.

• Use o Zoom de preferência em um computador ou Chromebook. Mas se não for possível, não tem problema usar o app num smartphone. O importante é o aluno participar.

• Coloque o microfone no modo “Mudo” quando não estiver falando, para reduzir o ruído.

• Ligue a câmera e coloque-a no nível dos olhos.

• Verifique a velocidade da sua internet. Pode ser necessário manter a câmera desligada para melhorar a qualidade.

• Seja você mesmo e respeite os outros.

• Use reações para se envolver com a turma.

• Mande perguntas usando o bate-papo.

• Levante a mão se quiser falar durante o encontro. Você também pode usar o recurso de levantar a mão ("raise your hand").

• Certifique-se de sentar em um local bem iluminado e silencioso.

• Esteja atento ao que está acontecendo atrás de você. Caso não se sinta à vontade em mostrar a sua casa, ative o fundo virtual.

Já sei o básico, o que mais preciso saber sobre o Zoom?

Na imagem abaixo, você pode ver o exemplo de e-mail de convite para o encontro. Os links das salas são sempre na forma zoom.us/xxxxxxxxx:

Se o professor ainda não iniciou o encontro no Zoom, você verá uma mensagem dizendo: “Please wait for the host to start the meeting” (“Aguarde o anfitrião para iniciar o encontro”).

Uma vez que o professor iniciar o encontro, a janela de videoconferência do Zoom irá aparecer com a seguinte mensagem: “How do you want to join the audio conference?”(“Como você quer se juntar a essa conferência?”).

Aqui, você poderá escolher como ingressar no encontro, conectando seu microfone e câmera.

Escolha a opção “Join the conference by computer” (“Entrar no encontro usando o computador”).

A tela da reunião irá aparecer automaticamente. Você pode conectar a sua câmera clicando no ícone em forma de câmera no canto inferior esquerdo da tela do Zoom.