Políticas

Como posso conscientizar o meu filho/minha filha sobre o uso adequado da tecnologia?

Não deixe de visitar o Guia de Controle Parental da Escola Eleva, e a nossa página sobre Cyberbullying que possui links para os principais recursos sobre segurança e uso adequado de tecnologia.

Política de uso de Celulares

A partir de Janeiro de 2024, ficará vedado o uso de celulares nas Escolas Eleva, em consonância com a política global de uso de celulares do grupo Inspired Education.

Leia mais detalhes na Política de Tecnologia acima, e leia as diretrizes específicas abaixo:

Ensino Infantil e Ensino Fundamental 1

O ingresso e uso de aparelhos eletrônicos pessoais tais como celular, smartphone, tablet, smartwatch e similares não é permitido nos segmentos de Educação Infantil e Fundamental I. Essa regra não se aplica ao uso de Chromebooks pessoais com finalidade pedagógica pelos alunos do 3º, 4º e 5º ano do Fundamental I.

Em caso de urgência ou necessidade específica, o aluno deverá procurar a ajuda de um professor ou coordenador para se comunicar com a família. Da mesma forma, as famílias que queiram entrar em contato com seu filho(a) deverão contatar a escola através dos seus meios de comunicação oficiais.

Ensino Fundamental 2 ao Ensino Médio

O uso de aparelhos eletrônicos pessoais tais como celular, smartphone, tablets, smartwatch conectados e similares não é permitido em sala de aula. Em caso de urgência ou necessidade específica durante uma aula, o aluno poderá usar seu aparelho apenas na sala da coordenação após a autorização formal da liderança ou pessoa coordenadora.

Além disso, é proibido o uso do laptop e/ou Chromebook para acessar recursos de aparelhos eletrônicos pessoais como celular etc. por meio de emparelhamento Bluetooth, roteamento 3G, conexão Wi-Fi ou espelhamento - como o WhatsApp Web, por exemplo.

A partir do 6º ano do Fundamental II, o acesso ao celular ficará restrito ao processo de saída para a apresentação de saída antecipada ou QR Code de autorização do School Guardian

Ficará vedado o uso de celulares em atividades Extracurriculares.

Da guarda dos aparelhos

Na sala de aula, esses aparelhos devem ficar desligados e guardados em bolsas, mochilas, caixas ou qualquer outro espaço definido pelo professor. Em nenhum caso, os aparelhos deverão ser guardados nas mesas ou no alcance dos alunos.

Do uso em áreas comuns durante o horário escolar

Durante o horário escolar, o uso de aparelhos eletrônicos pessoais tais como celular, smartphone, tablet, smartwatch e similares não é permitido em qualquer espaço da escola. Caso o aluno precise fazer uma pesquisa na biblioteca, ele poderá usar um dos computadores do espaço ou seu próprio Chromebook ou Laptop.

Sanções

Em todos os casos de não respeito da política acima descrita, poderão ser aplicadas sanções à forma do Regimento Interno da Escola Eleva e, além disso, o aparelho do aluno deverá ser desligado e guardado fora de seu alcance.

Dessa forma, no primeiro descumprimento da regra, o aluno levará uma ocorrência de mau uso de tecnologia que deverá ser assinada por um responsável e devolvido ao Agente Educacional ou à Coordenação no dia letivo seguinte.

No segundo descumprimento, os responsáveis serão notificados por mensagem pelos canais de comunicação da Escola Eleva e, além de levar uma ocorrência de mau uso de tecnologia, que deverá ser assinada por um responsável e devolvido ao Agente Educacional ou à Coordenação no dia letivo seguinte, o aluno terá uma reunião com o(a) coordenador(a).

No terceiro descumprimento, os responsáveis serão convidados, pelos canais de comunicação da Escola Eleva, para uma reunião virtual ou presencial com a coordenação de atendimento.

A partir do terceiro descumprimento o aluno poderá sofrer uma suspensão interna, passando um dia de aula com assistente fora de sala em medida educativa através do desenvolvimento de tarefa ou projeto individual relacionado ao mau uso de tecnologia cuja definição será feita em colaboração com as equipes de Atendimento SSS, LIV e Creative tech.

Do uso em espaços comuns durante o horário de Saída

Durante os horários de saída, em locais determinados pela escola, os alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental 2 poderão usar seu aparelho para facilitar a comunicação com seus responsáveis ou mostrar o código de saída no aplicativo do School Guardian.

As políticas e normas de tecnologia da Escola Eleva ainda se aplicam fora da escola?

As regras das políticas se aplicam também ao uso fora da escola. Algumas normas, no entanto, não fazem muito sentido nesse contexto. Vale ressaltar que deve-se prezar pelo bom senso em todas as circunstâncias e que esperamos um uso respeitoso e responsável da tecnologia, cumprindo as orientações do professor.

Em caso de dúvida, envie um e-mail para seu professor.

Você ainda deve manter seu computador sempre carregado, e usar apenas os dispositivos permitidos pela escola quando estiver realizando suas atividades.