Google Classroom

Disponível apenas para alunos a partir do ano do Ensino Fundamental I

O que é o Google Classroom?

O Google Classroom é uma ferramenta que vai auxiliar na criação de um ambiente mais próximo à dinâmica escolar ao oferecer a possibilidade de interação professor–aluno por meio de atividades e um acompanhamento dessa rotina por parte da coordenação.

Como acessar o Google Classroom pelo Chromebook ou computador?

É possível entrar no Google Classroom pelo chromebook e pelo computador através do link https://classroom.google.com/ ou instalando o aplicativo Classroom no celular. Nesse caso, vocês precisam utilizar o e-mail e senha do aluno e não precisam de nenhum código de acesso.

Se ao entrar no Classroom for solicitado um código, provavelmente você está sendo direcionado para o seu e-mail pessoal automaticamente. Verifique sempre se está entrando com a conta do aluno.

Como acessar o Google Classroom pelo celular?

Caso esteja tentando acessar o Classroom no celular, siga o passo a passo abaixo para adicionar a conta dele:

1. Ao entrar no Classroom, o aplicativo vai abrir com a sua conta, você vai precisar instalar a conta do aluno para poder visualizar. Para fazer essa configuração, clique nessa imagem de três linhas que fica no topo superior esquerdo.

2. O aplicativo vai abrir uma tela mostrando a sua conta, clique nesta setinha do lado direito.

3. Um menu abrirá com a opção Adicionar outra conta, clique nesta opção.

4. Digite o e-mail do aluno, que é na maioria das vezes nome.ultimosobrenome@alunoeleva.com.br.

5. Por causa do nosso tipo de autenticação, você vai precisar digitar o e-mail dele na tela seguinte novamente.

6. Digite a senha dele, que é o número da matrícula (RA).

7. A conta do aluno vai aparecer junto com a sua.

8. Clique nela e terá acesso aos Classrooms que ele possui.

* Lembre-se que você também pode acessar o Classroom pelo Portal do Aluno.

Como instalar e utilizar o Google Classroom no Android?

Como instalar e utilizar o Google Classroom no iOS?

Classroom - Instalando e utilizando o App do Google Classroom no iOS.MP4

Como instalar e utilizar o Google Classroom no Desktop?

Classroom - Instalando e utilizando o App do Google Classroom no Computador.mp4

Como entro em uma turma?

Para entrar em uma turma, clique em Classroom e em seguida clique no nome da disciplina desejada.

Como acompanho as atividades da turma?

Em Mural, aparecem as atividades da turma, funcionando como um feed de notícias e podendo ser utilizado como um fórum entre os participantes da turma. Avisos de atividades adicionadas pelo professor ou comentário em postagens aparecem nesse local também.

Como as tarefas são disponibilizadas?

Em Atividades, o professor consegue disponibilizar as tarefas para os alunos com anexos (links, vídeos ou arquivos) e informações, como a data de entrega da atividade.

Como entregar uma tarefa no Google Classroom?

Em Atividades, o aluno acessa a atividade proposta e consegue enviar o seu trabalho, subindo um arquivo do seu computador ou criando a partir da própria plataforma.

Tutorial - entregar arquivos no google classroom.webm

O aluno recebe feedback do professor?

Também em Atividades, há um campo de comentários públicos e comentários particulares, útil para o professor dar feedback ao aluno em relação ao trabalho entregue.

Como acessar uma turma arquivada?

Na parte superior do painel com as turmas, clique em Menu:

Role a tela para baixo e clique em Turmas arquivadas, em seguida clique na turma que deseja acessar.