O Google Classroom é uma ferramenta que vai auxiliar na criação de um ambiente mais próximo à dinâmica escolar ao oferecer a possibilidade de interação professor–aluno por meio de atividades e um acompanhamento dessa rotina por parte da coordenação.
É possível entrar no Google Classroom pelo chromebook e pelo computador através do link https://classroom.google.com/ ou instalando o aplicativo Classroom no celular. Nesse caso, vocês precisam utilizar o e-mail e senha do aluno e não precisam de nenhum código de acesso.
Se ao entrar no Classroom for solicitado um código, provavelmente você está sendo direcionado para o seu e-mail pessoal automaticamente. Verifique sempre se está entrando com a conta do aluno.
Caso esteja tentando acessar o Classroom no celular, siga o passo a passo abaixo para adicionar a conta dele:
1. Ao entrar no Classroom, o aplicativo vai abrir com a sua conta, você vai precisar instalar a conta do aluno para poder visualizar. Para fazer essa configuração, clique nessa imagem de três linhas que fica no topo superior esquerdo.
2. O aplicativo vai abrir uma tela mostrando a sua conta, clique nesta setinha do lado direito.
3. Um menu abrirá com a opção Adicionar outra conta, clique nesta opção.
4. Digite o e-mail do aluno, que é na maioria das vezes nome.ultimosobrenome@alunoeleva.com.br.
5. Por causa do nosso tipo de autenticação, você vai precisar digitar o e-mail dele na tela seguinte novamente.
6. Digite a senha dele, que é o número da matrícula (RA).
7. A conta do aluno vai aparecer junto com a sua.
8. Clique nela e terá acesso aos Classrooms que ele possui.
* Lembre-se que você também pode acessar o Classroom pelo Portal do Aluno.
Para entrar em uma turma, clique em Classroom e em seguida clique no nome da disciplina desejada.
Em Mural, aparecem as atividades da turma, funcionando como um feed de notícias e podendo ser utilizado como um fórum entre os participantes da turma. Avisos de atividades adicionadas pelo professor ou comentário em postagens aparecem nesse local também.
Em Atividades, o professor consegue disponibilizar as tarefas para os alunos com anexos (links, vídeos ou arquivos) e informações, como a data de entrega da atividade.
Em Atividades, o aluno acessa a atividade proposta e consegue enviar o seu trabalho, subindo um arquivo do seu computador ou criando a partir da própria plataforma.
Também em Atividades, há um campo de comentários públicos e comentários particulares, útil para o professor dar feedback ao aluno em relação ao trabalho entregue.
Na parte superior do painel com as turmas, clique em Menu:
Role a tela para baixo e clique em Turmas arquivadas, em seguida clique na turma que deseja acessar.