Contas Google
Disponível para o Ensino Fundamental e Ensino Médio
O que é um e-mail?
E-mail significa correio eletrônico, é um tipo de comunicação on-line, comunicação via internet.
Enviar um email é como enviar uma carta digital e a Internet é a agência dos correios. Para enviar um e-mail a alguém, você precisa saber o endereço de e-mail da pessoa, por exemplo, o endereço de e-mail da sua escola é algo parecido com: name.surname@alunoeleva.com.br.
Os endereços de email também podem ser usados para fazer login em contas de outros sites, como youtube kids, piskelapp etc.
Qual informação preciso para fazer login na minha conta Google?
Para fazer o login, você deve usar o seu e-mail "@alunoeleva.com.br fornecido pela escola.
Qual conta devo usar para acessar o Google Classroom e outras Ferramentas do Google (Slides, Docs ...)?
A conta vinculada ao acesso do Google Classroom será a sua conta de e-mail da escola que termina em @alunoeleva.com.br.
Essa conta pode ser usada para acessar qualquer uma das ferramentas do Google (como Classroom, Slides, Docs, Gmail e outras).
O login e senha serão os mesmos utilizados para fazer login no Chromebook.
Onde posso encontrar e acessar todas as ferramentas do Google? (como classroom, gmail, docs, slides…)
Passo 1: Verifique se você está conectado à Internet/wifi.
Passo 2: Abra o navegador clicando duas vezes em um dos ícones abaixo.
Se você tem um Chromebook, a única opção será selecionar o navegador do Google Chrome (o primeiro ícone da imagem abaixo).
Ícones dos navegadores
Passo 3: Escreva www.gmail.com na barra de pesquisa do navegador.
Passo 4: Insira o email da sua escola na caixa de texto.
Escreva o e-mail completo incluindo @alunoeleva.com.br e clique em Next/Avançar.
Passo 5: Aguarde enquanto o camaleão carrega.
Passo 6: Escreva seu e-mail completo da escola novamente e clique em Next.
Passo 7: Digite sua senha e clique em Next.
* Você também pode acessar as ferramentas do Google, como Classroom, Drive, Gmail e Hangout no Portal do Aluno.
Como acessar o email institucional?
Caso já tenha uma conta google logada no seu navegador, clique em Adicionar outra conta (Add another account). Ou inicie uma nova seção.
Digite o seu email institucional (nome.sobrenome@alunoeleva.com.br), clique em Próxima (Next)
Você será redirecionado para a página de autenticação. Digite novamente o seu login, (nome.sobrenome, dessa vez não é necessário o @alunoeleva.com.br) clique em Próxima (Next)
Digite sua senha (enviada para o email dos responsáveis), clique em Próxima (Next)
Clique em Continue (Continue) para confirmar que é você.
Agora você já tem acesso as ferramentas Google com a sua conta institucional.
Links úteis para acessar as ferramentas do G Suite rapidamente (como Gmail, Classroom e Drive)
Como alterar a senha do email institucional e criar uma pergunta de segurança?
Acesse o portal (http://escolaeleva.my.centrify.com)
Digite o seu login, (nome.sobrenome, não é necessário o @alunoeleva.com.br) clique em Próxima (Next)
Digite sua senha atual, clique em Próxima (Next)
Clique em Conta (Account)
No campo Senha (Password) clique em Editar (Edit)
Digite sua senha atual, depois crie a sua nova senha no campo abaixo, e repita a nova senha no campo seguinte. A senha deve conter letras maiúsculas e minúsculas, números e pelo menos um carácter especial
Clique em Ok. Sua senha foi alterada
No campo Pergunta de Segurança (Security Question) clique em Editar (Edit).
Abaixo do item Pergunta (Question), clique no ícone de lápis para criar uma pergunta. Procure adicionar uma pergunta que apenas você saiba a responder e que a resposta seja uma frase ou palavras compostas
Abaixo do item Resposta (Answer), clique no ícone de lápis para criar uma resposta, depois clique em Salvar (Save). A pergunta de segurança já está cadastrada e poderá ser utilizada para recuperar sua conta se necessário.
Link do portal para alteração da senha:
https://escolaeleva.my.idaptive.app/