Equipamentos

Acesse nossas páginas de tutoriais sobre uso dos Chromebooks e dos Outros dispositivos

Ensino Infantil

No Ensino Infantil os alunos não fazem uso sistemático de equipamentos tecnológicos, porém, fazemos uso de Ipads em algumas aulas para atividades pedagógicas divertidas e engajadoras. Os equipamentos são providenciados pela Escola Eleva e distribuídos às crianças nos momentos indicados pelo professor.

Ensino Fundamental I

Do 1º ao 3º ano do Fundamental I os alunos não fazem uso sistemático de equipamentos tecnológicos. Porém, fazemos uso de iPads em algumas aulas para atividades pedagógicas divertidas e engajadoras. Os equipamentos são providenciados pela Escola Eleva e distribuídos às crianças nos momentos indicados pelo professor.

Do 4º ao 5º ano do Fundamental I os alunos fazem uso sistemático e exclusivo de Chromebooks, um computador desenvolvido pelo Google. Além de garantir um acesso fácil e intuitivo a todas as ferramentas do Google For Education que usamos extensivamente na Escola Eleva, ele garante o melhor nível de segurança digital dos alunos. O equipamento pode ser alugado com a escola ou comprado à parte. O aluguel deve ser feito via Portal do Aluno até 15/01/2021. Caso opte pela compra de um Chromebook próprio, o aparelho deve obedecer às especificações da equipe de Tecnologia Educacional, abaixo:

Requisitos mínimos Chromebooks 2021

  • Sistema Operacional: Chrome OS

  • Processador: Intel Celeron N3060 1,6GHz ou similar/superior

  • Armazenagem: 32 GB eMMC ou superior

  • Memória RAM: 4GB ou superior

  • Tamanho da Tela: 11" a 13"

  • Conexões Sem Fio: Wi-Fi 802.11a/b/g

  • Carregador: Compatível as normas brasileiras (INMETRO)

O aparelho comprado deverá ser entregue na escola antes do início letivo, para que sejam instaladas as configurações-padrão da escola, incluindo protocolos de segurança. Tenham em mente que no modelo de ensino híbrido, o aluno deverá levar o equipamento todo dia para a escola, por tanto, priorizem aparelhos mais leves. Em caso de ensino a distancia, decorrente de um fechamento da escola ou do afastamento de ilhas por conta da pandemia de COVID-19, os Chromebooks alugados serão distribuídos para que os alunos possam utilizá-loss em casa. Os responsáveis que optarem por adquirir Chromebook próprio deverão sinalizar, no momento da entrega do aparelho, no início do ano letivo, a sua escolha entre autorizar que o aluno leve o equipamento para casa todos os dias ou para que o aparelho seja guardado na escola - salvo em caso de desastres naturais e pandemias, com a existência de modelo híbrido de ensino ou ensino à distância. Lembramos que, ao optar por levar para casa, o equipamento (Chromebook e carregador) não mais poderá ser guardado na escola.

Ensino Fundamental II e Ensino Médio

A partir do 6º ano até o final do Ensino Médio, adotamos a política do BYOD (Bring Your Own Device ), ou seja, os alunos deverão adquirir notebooks e trazê-los para a escola como parte do material escolar. Os alunos fazem um uso extenso desses aparelhos, por tanto deve-se investir em aparelhos resistentes e leves, de marcas conhecidas facilitando os reparos necessários.

Especificações mínimas para o Laptop no BYOD

  • Tela: Tamanho mínimo 11” e máximo 15”

  • Dimensões Físicas: Capacidade mínima de 256 GB

  • Memória RAM 4 GB no mínimo

  • Duração de Bateria: Vida útil da bateria de pelo menos seis horas.

  • Conectividade: Rede Wireless.

  • Sistema Operacional: Mac OS High Sierra ou mais recente; Microsoft Windows 8.1 ou mais recente.

  • Softwares: Navegador Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari 6 ou mais recente;

  • PDF Reader e.g. Adobe Acrobat Reader ou compatível; Flash and Java (últimas versões).

  • Carregador: Compatível as normas brasileiras (INMETRO)

Não é vedada a utilização de Chromebook próprio dentro da política de Bring Your Own Device. Porém essa possibilidade se aplica apenas para alunos do 6º ano que queiram aproveitar mais um ano um aparelho adquirido no 4º ou 5º ano. As atividades realizadas a partir do 7º ano serão prejudicadas pela falta de potência dos Chromebooks.